sábado, 31 de março de 2012

Anvisa suspende uso e venda de lote do analgésico dipirona sódica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu desde ontem (30) o uso e a venda de lote do analgésico dipirona sódica solução oral, de 500 mg/ml, fabricado pela empresa farmacêutica Hipolabor.
A vigilância sanitária determinou a suspensão da distribuição, venda e uso do lote 0710/10 do medicamento porque testes da Fundação Ezequiel Dias (Funed) constataram teor de dipirona sódica abaixo do informado pela fabricante.
Quem comprou medicamento desse lote deve parar o consumo, segundo recomendação da Anvisa. A empresa farmacêutica terá de recolher as unidades que ainda restam no mercado.
Publicada no Diário Oficial da União, a medida é definitiva e válida em todo o território nacional.
EBC

Vereadores de Santa Cruz prestigiaram sessão solene em Cerro Corá/RN

Os vereadores Edmílson Silva,Amaury Fonseca, a vereadora Odete Dantas e presidente da Câmara Tarcísio Reinaldo todos da cidade de Santa Cruz, estiveram nesta sexta-feira(30) em Cerro Corá participando da sessão solene de entrega de títulos de cidadania, eles vieram acompanhando o deputado estadual Tomba.

"Projeto Planta Seridó" busca parcerias para da 5º edição lançada em Cerro Corá

A ADESE, através da quinta edição do "Projeto Planta Seridó 2012", lançada recentemente em Cerro Corá, firmou novas parcerias para a continuação do projeto, ao longo do ano de 2012. Uma destas é com EMPARN de Caicó, por meio do gerente José Augusto Filho. A equipe técnica da ADESE esteve na sede da empresa, para receber mudas de árvores nativas da região, já que a Emparn será uma parceira de fornecimento de mudas.

Tambem foi firmada a parceria com outro fornecedor de mudas, o Centro de Produção de Mudas Xique-Xique, localizado na Escola Estadual Professor Raimundo Silvino Costa, em São José do Seridó. Com essa parceria serão produzidas mudas para a destinação do projeto, além da promoção de mutirões para o plantio destas mudas.

Como forma de aumentar as parcerias, será realizada no dia 12 de abril, às 09h na sede da ADESE, uma reunião com secretários municipais para buscar novos parceiros. Podem também participar da reunião, consequentemente, do projeto: empresas privadas, órgãos municipais ou estaduais, Instituições e Escola públicas, estaduais ou municipais, e escolas privadas.

MD.

Nosso reconhecimento aos novos cidadão Cerrocoraense

Na sessão solene pela passagem dos 57 anos de instalação do poder legislativo homenageamos o Advogado Flavio Roberto pelos seus relevantes serviços jurídicos prestados a casa legislativa, outro nome que indicamos foi da deputada Federal Fátima Bezerra que não pode comparecer.

Devido a ausência do vereador Clidenor Pereira, realizamos a entrega aos seus homenageados Altiva Pereira e a representante do deputado Ricardo Mota Cristina Pereira.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Novo ministro do Desenvolvimento Agrário já tomou posse em Brasília

O salão oeste do Palácio do Planalto estava cheio. 420 convidados acompanharam a posse do novo ministro do Desenvolvimento Agrário. Pepe Vargas deixou o mandato de deputado federal na Câmara para assumir o posto deixado pelo ministro Afonso Florence, do PT, da Bahia.

Afonso Florence ficou 14 meses na pasta. Em seu discurso de despedida disse que cumpriu as metas estabelecidas.

Uma das prioridades da nova gestão é melhorar as condições nos assentamentos. O Ministério do Desenvolvimento Agrário quer aumentar a renda da agricultura familiar e qualificar quem vive no campo.

Durante a posse, a presidente Dilma anunciou que vai lançar nos próximos dias um programa de educação para os moradores do campo.

Logo após a posse, no Palácio do Planalto, Pede Vargas falou que o Ministério do Desenvolvimento Agrário tem um orçamento de cerca de R$ 6,3 bilhões, então há instrumentos e recursos que permitem fazer muita coisa.

O ministro falou também sobre a paralisação da reforma agrária e os planos para 2012.Confira a entrevista no vídeo com a reportagem completa.

Instituto Butantan começa a testar em humanos vacina contra dengue

O Instituto Butantan vai iniciar até junho os ensaios clínicos da vacina contra dengue em humanos. O estudo, feito em parceria com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP), avaliará a segurança e a imunogenicidade (capacidade que uma substância tem de induzir uma reação de defesa do organismo contra determinada doença) da vacina, que é tetravalente, pois atua sobre os quatro tipos de vírus da dengue após a administração de apenas uma dose. A estimativa do instituto é que a vacina esteja disponível para a população em três anos.

Para os testes clínicos serão recrutados, a partir de abril, 300 voluntários de 18 e 50 anos de idade. Segundo o Butantan, os resultados dos testes de segurança serão obtidos logo no primeiro ano de análise, mas todos os voluntários serão acompanhados por um período de cinco anos após a vacinação.

Professores de Cerro Corá na expectativa de receberem o novo piso completo

Os professores de Cerro Corá todo dia sonham com a promessa do prefeito em pagar o piso salarial da categoria, até agora nada de acordo com o Sinte, pelo menos é o que estamos sabendo, ele segundo o secretário de administração iria conversar com o sindicato da categoria para definir quando pagaria o retroativo do piso.

Vale lembrar que a complementação do piso em Cerro Corá, como vereador já oportunizei juntamente com os companheiros, ao prefeito o poder de equiparar os 22,22%.

Assembleia Legislativa vota amanhã reajuste dos professores

O projeto de lei complementar 004/2012, que trata do reajuste dos vencimentos básicos dos cargos professor e de especialista de Educação será votado amanhã (29) pelos deputados. De acordo com a matéria do governo, os reajustes passam a vigorar a partir de abril próximo e gradualmente a cada mês.
Serão contemplados os servidores da ativa e inativos que atuam nas unidades Escolares e na Secretária de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), incluindo as Diretorias Regionais de Ensino (DIREDs), as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, compreendendo as funções educacionais de direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação.
Hoje (28) os parlamentares aprovaram na manhã de hoje duas matérias do Executivo e duas do Ministério Público Estadual. As mensagens do governo alteram a denominação de projetos para atender recomendação do Ministério do Planejamento, executados com recursos provenientes da contratação anterior de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).
Uma das mensagens do MPE cria a 19ª Procuradoria de Justiça de Mossoró e a outra altera dispositivos de leis complementares que dispõem sobre as atribuições do cargo de Corregedor Geral Adjunto e transforma em função gratificada o cargo comissionado de Diretor da Corregedoria Geral.
As mensagens 032 e 033 do Executivo, dizem respeito, respectivamente, à nomenclatura do Prodetur e ao Projeto Integrado de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Este último, uma recomendação da Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) do Ministério do Planejamento, para que a lei tenha o mesmo título dado ao projeto. As alterações são apenas um ajuste formal para permitir a viabilização financeira dos projetos.

Partidos políticos devem encaminhar via internet nova lista de filiados até o dia 16 de abril

O Blog já sabe que o prazo para submissão da nova lista de filiados à Justiça Eleitoral, referente à 2012, no Filiaweb, através da Internet, será até o dia 16 de abril. Tudo para atualizarem suas listas de filiados, caso haja alguma inclusão ou exclusão de filiado, ou qualquer outra alteração, do contrário, permanecerá válida a lista de filiados por último atualizada.
De 1 7 a 22 de abril, a Justiça Eleitoral fará a identificação das duplicidades de filiação, geração das notificações para partidos, via Filiaweb, e filiados envolvidos em duplicidade. A partir do dia 23, divulgação das duplicidades de filiação. Publicação, na Internet, das relações oficiais de filiados. Início da contagem do prazo para resposta nos processos de duplicidade de filiação. No dia 14 de maio será o último dia para apresentação de resposta por filiados e partidos envolvidos. No dia 24 de maio, data limite para decisão das situações sub judice. O cancelamento automático das filiações sub judice sem registro de decisão acontece até o dia 05 de junho.

terça-feira, 27 de março de 2012

Festa do padroeiro São João e Festival de Inverno, tudo em junho


Tradicionalmente realizado na última semana de maio, e em virtude do fim desse mês ocorrer, em 2012, no meio da semana, a Prefeitura de Cerro Corá já definiu que o Festival de Inverno deste ano ocorrerá nos dias 1o , 3 e 2 de junho. A expectativa em relação ao evento este ano deve superar a de anos anteriores, pois vai para a 10a edição, afora o fato de ser um ano eleitoral e, certamente, o prefeito Raimundo Marcelino Borges (DEM), o "Novinho" deverá promover um festival muito maior do que os outros já realizados.

Além disso, ocorre que no mês de junho, daí a responsabilidade que a prefeitura tem em realizar uma organização a altura dos dois eventos, também teremos as festividades em homenagem ao padroeiro do município, São João Batista. Este ano, aguarda-se uma maior presença de conterrâneos que residem fora de Cerro Corá, porque à véspera do São João é num sábado, dia 23.

Policiais do interior participam de curso de aperfeiçoamento de tiro


Policiais civis de vários municípios do interior participam, em Natal, de um curso de aperfeiçoamento em Prática de Tiro. A capacitação é complementar ao Curso de Formação, e é destinada aos policiais recém-convocados pelo último concurso da Polícia Civil, em 2009.O curso está sendo ministrado no Centro de Capacitação em Segurança Privada do Grupo Roland Rocha por uma equipe de instrutores da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) e vai capacitar 69 policiais civis.De acordo com o Diretor Geral da Academia de Polícia Civil do Estado (Acadepol), Ricardo Sérgio Costa de Oliveira, o treinamento dura dois dias e cada policial realiza no mínimo 120 tiros. “O curso permite a prática de tiro com vários tipos de armas de fogo, entre elas, o revólver calibre 38, pistola ponto 40, a carabina ponto 40 e também a metralhadora ponto 40.Para Ricardo Sérgio, o curso vem como uma reciclagem para os novos policiais civis, que estão no exercício da profissão há pouco tempo. “cursos como este, são fundamentais na atividade policial para manter os policiais sempre bem treinados, aptos a usar os equipamentos com segurança, e prontos para agir da melhor maneira possível em eventuais confrontos”.Ele ainda enfatiza que outros cursos de capacitação vão ser realizados posteriormente, visando à preparação dos policiais civis para receber a Copa do Mundo de 2014, que tem Natal como uma das cidades-sede.“A partir de abril já estaremos iniciando alguns cursos. Os policiais terão capacitação em idiomas; Uso Diferenciado da Força, que trata da defesa sem a utilização de instrumento letal; Segurança de Dignitário, para a proteção de autoridades; Negociação, para ocorrências envolvendo reféns entre outros”, pontuou.

Antigos peemedebistas de Cerro Corá discordam em apoiar reeleição de Novinho, mesmo com Joãozinho de vice


Nem tudo são flores no sistema governista em Cerro Corá... Antigos peemedebistas não estão nada satisfeitos com a decisão do ex-prefeito João Batista de Melo Filho, o Joãozinho (PMDB) em ser vice na chapa do prefeito Raimundo Borges, o Novinho (DEM).
 
Os ex-vereadores Raimundo Caetano e Severino Cândido, ambos históricos aliados do PMDB já andam admitindo aos amigos que discordam em votar em Novinho. Severino além de ex-vereador, também já foi secretário de Obras na época em que Joãozinho era prefeito de Cerro Corá. Com atuação na Baixa da Floresta e em Sítio Novo, ele promete lançar a esposa Valdinha (PSDB) para concorrer a Câmara. Severino tem se aproximado do presidente da Câmara, Ronaldo Vilar (PSDB), pré-candidato a prefeito. 

Quadra de Esportes do bairro Tancredo Neves em Cerro Corá cobertura e estrutura metálica perigo de tragédia a vista.


A quadra de esportes localizada no CIASE - Centro Integrado de Assistência Social e Educacional, nome pouco usado por falta de conhecimento, mais é assim que denomina-se o complexo onde funciona o Centro de Idosos,Creche Mª Dina Galvão,Galpão Comunitário Valdir Bezerra,Centro de Inclusão digital,Escola Belmira Viana e essa quadra de esportes que está na foto, construída na administração do ex-prefeito Clidenor Pereira, o Codo.

Neste final de semana o blog foi conferir de perto o descaso com a estrutura da quadra de esportes, na sexta-feira(23) o vereador Rubens Pereira, o Binha solicitou a reposição de telhas para a referida quadra, mas pelo que constatamos não é somente retelhar, é preciso reforça as estrutura metálica que estão enferrujadas podendo a qualquer momento causar um grave acidente aos praticantes de esportes na quele local, já imaginou o risco que as pessoas que participaram do evento deste domingo passaram, um rajada forte de vento poderia e poderá causar um maior destelhamento do jeito que estar.

Queremos chamar atenção das autoridades, a hora é essa.
DJ Aildo.

Gestores congestionam TCE a procura de certidão negativa


Prefeitos, ex-prefeitos, ex-presidentes de Câmaras, começam a procurar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) a procura de processos, prestações de contas e principalmente a certidão negativa da Corte de Contas, um dos itens exigidos para o registro da candidatura em junho.
 
Para solicitar uma certidão negativa na Corte de Contas, o gestor ou ex-gestor deve encaminhar ofício, já que verbalmente o TCE não libera. O ofício é entregue no Protocolo do TCE e o prazo é de pelo menos 10 dias. Para não ter surpresas de última hora e vê o nome aparecer na famosa lista de inadimplentes, que será encaminhada no final de maio, advogados estão orientando seus clientes a solicitar o quanto antes a certidão ao TCE. 

sexta-feira, 23 de março de 2012

BRASILEIROS ACESSAM MAIS BLOGS


Empresas que detém sites de informação começam a rever seus planos e dar prioridade aos blogs. E agora, elas têm mais um motivo. É que 95,9 por cento dos brasileiros que acessam Internet, visitaram algum blog em dezembro de 2011, segundo estudo da consultoria comScore, ao analisar hábitos de usuários da rede em 44 mercados.

Gente, esse é o maior percentual entre os países analisados, de vez que a média mundial é de 58,9%. Então, os blogs - ao contrário do que sempre se anuncia - estão mais vivos do que nunca. E ganham prioridade dos sites de informação, para que os diários possam realimentá-los.

Apresentei nesta sexta-feira(23) esse Requerimento

REQUERIMENTO Nº 015 / 2012 Em. 23 de Março 2012. .

Requeiro dentro dos preceitos regimentais, e depois de ouvido o plenário que se faça oficio em forma de apelo ao Excelentíssimo Prefeito Municipal desta cidade, para que seja feito reposição de aproximadamente 20(vinte) telhas de alumínio que se desprenderão a vários dias da cobertura da quadra de esporte, que compõe o Centro Integrado de Assistência Social e Educacional e também a limpeza do mato em volta deste Centro no bairro Tancredo Neves.

JUSTIFICATIVA

O autor justifica esta iniciativa, tendo em vista que os moradores deste bairro necessitam que esta quadra de esporte seja retelhada para que possam fazer seus esportes sem nenhum risco de telhas caírem sobre os jovens que ali frequentam e a limpeza do mato em volta dela seja feita pelo poder publico.

Na certeza de ser atendido por V. Exa. Apresento meus protestos de estima e consideração.

Sala das Sessões, 23 Março de 2012.

Rubens Pereira de Araújo Júnior

Vereador Autor

TRE realiza treinamento sobre sistema de filiação partidária

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza nesta sexta um treinamento sobre a utilização do sistema de filiação partidária (Filiaweb).
Dirigido aos representantes dos partidos políticos, o treinamento visa a auxiliar o registro de filiados e a submissão das relações previstas na Lei n.º 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos).
O corregedor eleitoral, desembargador Vivaldo Pinheiro, destacou a importância do evento para os representantes dos partidos políticos, que receberão informações sobre as normas aplicáveis ao tema "filiação partidária", assim como orientações sobre funcionalidades do sistema Filiaweb.
Depois disso, ainda realizarão simulações para aplicação do conteúdo abordado no treinamento.

MISSA DA JUVENTUDE SERÁ DIA 30 DE MARÇO ÀS 20:00 HORAS EM CERRO CORÁ/RN

Tomba Farias apresenta requerimento para aquisição de um gerador para hospital de Cerro Corá/RN

Quarta-feira, 21, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) apresentou um requerimento ao governo do Estado do Rio Grande do Norte para a aquisição de um gerador para o hospital municipal de Cerro Corá. Conforme o parlamentar, nenhum hospital ou posto de saúde pode trabalhar sem que haja a garantia do abastecimento de energia.
"Hoje, nosso grito em nome da população vai para o município de Cerro Corá. Fui informado pelos profissionais da saúde que o hospital municipal de Cerro Corá não possui nenhum gerador, ou seja, não está dotado de fonte alternativa de energia. O que é preocupante" esclareceu o parlamentar.
Tomba destacou o perigo de um hospital funcionar sem a garantia do abastecimento energético alternativo. "Desde os pequenos tratamentos de saúde até os mais complexos necessitam de um amparo mínimo de energia. E o gerador vem suprir essa necessidade em caso de emergência ou urgência. Portanto, faço meu pedido ao governo para que olhe para Cerro Corá e dê garantias ao povo. Acredito que este requerimento deve passar sem problemas" comentou.

quarta-feira, 21 de março de 2012

COMUNIDADE DE IPUEIRAS RECEBE NOVAMENTE SEU POSTO DE SAÚDE

A comunidade de Ipueiras recebeu de volta seu posto de saúde que passou meses em reforma, e somente agora os moradores e vizinhos vão poder usufruir do trabalho realizado pelos profissionais de saúde num lugar com melhores condições.

Vale lembrar que mesmo sem funcionar o posto de saúde neste local, a comunidade estava sendo atendida em uma casa alugada na mesma comunidade.

O momento da inauguração foi marcado pela presença dos vereadores Manoel José de Maria(PMDB), José Edivaldo Pereira(PSD), Francisco Aldo Maciel(DEM) a vereadora Maria das Graça (PSD) e o presidente da Câmara Antonio Ronaldo Vilar(PSDB), médicos Valentim e Macedo, auxiliares, Secretários e o prefeito Raimundo Marcelino.

Um fato chamou atenção, a colocação do prefeito, que em seu pronunciamento afirmou "não precisar de vereador para a administrar ".

CARTÃO DO SUS SERÁ OBRIGATÓRIO NA REDE PRIVADA DE SAÚDE

O cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) será obrigatório, a partir de junho, para as pessoas que recebem atendimento pelo setor privado. A iniciativa preza a comparação do atendimento do setor privado com o do SUS, além de controlar informações do usuário sobre ações e serviços prestados. Contudo, o cartão, que é necessário para marcação de consultas,
exames e retirada de remédios, passou a ser obrigatoriedade na rede pública desde o início do ano. A numeração do documento é única e aceita em todo o país. Os planos de saúde receberão uma carta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a qual informará as possíveis punições em caso de descumprimento da norma.

Governo lançará três programas para cumprir Plano Nacional de Resíduos Sólidos

O governo vai lançar nas próximas semanas um programa para tratamento de resíduos sólidos baseado em três eixos: Brasil sem Lixão, Recicla Brasil e Pró-Catador. A informação foi repassada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e as ações do programa estão estruturadas no sentido de cumprir as determinações do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, aprovado em 2010.

O primeiro eixo terá ações conjuntas entre estados, municípios e o governo federal e visa a eliminar os lixões de todas as cidades até agosto de 2014. O segundo irá estimular a reciclagem, e o Pró-Catador atuará para estruturar as cooperativas e tornar os catadores um elo importante para o alcance das metas do plano nacional.

O programa está na fase final de elaboração e, de acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os próximos passos são formatar os aspectos jurídicos e discutir o texto com a presidenta Dilma Rousseff.

Ao falar sobre um dos maiores desafios do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que é a eliminação dos lixões até 2014, a ministra lembrou que, a partir do plano, essa passou a ser uma responsabilidade compartilhada entre os entes federados.

“Esse esforço não é só do governo federal, é de competência também dos estados e municípios e dá a todos a responsabilidade de lidar com a questão do fim dos lixões, de incrementar a reciclagem, a logística reversa, de discutir as regiões do país que não têm aterros sanitários”, disse hoje (21) após participar da abertura do encontro Diálogos Sociais Rumo à Rio+20. A ministra observou também que muitas cidades ainda não têm a infraestrutura para implementar o patamar necessário de reciclagem no país.

Conforme o texto do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, após o dia 2 de agosto de 2014, o Brasil não poderá ter mais lixões, que serão substituídos pelos aterros sanitários. Os aterros vão receber apenas rejeitos, ou seja, aquilo que não é possível reciclar ou reutilizar. Os aterros são estruturas que contam com preparo no solo para evitar a contaminação de lençol freático, captam o chorume que resulta da degradação do lixo e contam com a queima do metano para gerar energia.

PMDB bate martelo em Cerro Corá/RN e formará chapa com o DEM novamente.

O PMDB de Cerro Corá se reuniu nesta terça-feira (20) e dividido alguns deliberam o que este Blog já havia anunciado de acordo com a decisão até então própria do: o ex-prefeito João Batista de Melo Filho, o Joãozinho de ser o vice-prefeito na chapa do prefeito Raimundo Marcelino Borges, o Novinho (DEM). E nesta terça-feira(20) apesar de ter ocorrido rejeições, o acordo foi selado por alguns membros da sigla, em reunião na residência do ex-prefeito.

Na manhã desta quarta-feira(21) um dos que não aceitaram essa decisão o ex-vereador e presidente da Câmara Severino Cândido que sempre foi seguidor de João Batista, inclusive por várias vezes foi secretário de obras na administração do ex-prefeito, disse que participou do inicio da reunião, mais saiu logo expressar sua opinião contraria, Severino alegou que a decisão já havia sido decidida sem consultar os partidários, e que na reunião seria apenas uma forma de aclamação da queles que foram consultados primeiros, e que embora o numero de participantes não fosse o suficiente a decisão era a que João Batista queria, disse.

Mesmo não concordando com a decisão do PMDB ser vice e não ter uma chapa independente Severino Cândido, teve seu filho Clodomir Cândido, o Mimiô lançado como pré candidato a vereador

O líder peemedebista em Cerro Corá decidiu também lançar o filho, Álvaro Melo para concorrer a Câmara Municipal, quem também aproveitou o momento para lançar sua pré candidatura a vereador foi o secretário de Saúde, Jailmar Jargas.

Na reunião, estiveram o vice-prefeito Dr. Macêdo e o vereador Manoel de Cláudio, além de outras lideranças.
Fonte DJ Aildo.

Câmara Municipal de Cerro Corá realizará 02 audiências pública nesta quinta-feira(22)

O Presidente da Câmara Municipal de Cerro Corá, Vereador Ronaldo Vilar, está convidando os interessados para participar de duas audiências nesta quinta-feira dia 22 de março, uma Audiência Pública será sobre o Projeto de Lei 001/2012, de autoria do Ver. Francisco Aldo, que trata do controle do trânsito na Rua Servulo Pereira nos dias de Feira Livre, que acontecerá às 16:00 horas.

A outra audiência Pública será sobre o Projeto de Lei 017/2011, de autoria do Poder Executivo, que dispões sobre o Regime Diferenciado dos Servidores da Secretaria de Saúde, a se realizar às 19:30 horas do mesmo dia 22 de março (quinta - feira).

As classes interessadas foram enviados convites, é importante a sociedade participar deste tipo de audiência, para que possam discutir e decidirem.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Eleitores tem até dia 9 de maio para tirar ou transferir título

Os eleitores e futuros eleitores têm até o dia 9 de maio para requerer a transferência de domicilio ou inscrição eleitoral para as eleições de 2012.

Para votar pela primeira vez, o cidadão deverá comparecer ao órgão competente portando um documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar (em caso de eleitores do sexo masculino e maior de 18 anos).

No caso de transferência de domicílio, o eleitor deve levar o título de eleitor, documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Retroativo do piso dos professores ainda não está garantido para este mês, disse secretário de administração de Cerro Corá/RN

O Secretário de administração do município de Cerro Corá Adevaldo Oliveira nos informa que na verdade o pagamento do retroativo dos professores de Janeiro e Fevereiro não será pago agora em Março.

Na próxima semana o Prefeito Raimundo Marcelino, o Novinho pretende convocar o SINTE para dialogar e definir como e quando será feito o pagamento do retroativo dos meses de Janeiro e fevereiro de 2012

Fonte DJ Aildo

VEM AI A MISSA DA JUVENTUDE EM CERRO CORÁ DIA 30 DE MARÇO

Final de semana de pesquisa eleitoral circulando em Cerro Corá/RN

Ano de eleições municipal e é claro muitas pesquisa vão circular pela cidade e zona rural, neste final de semana andou circulando uma pesquisa politica no município de Cerro Corá, vários cidadãos foram ouvidos na zona urbana e rural, não sabemos como erá o perfil da pesquisa, e certamente não teremos muitas informações sobre o resultado, mas vamos aguardar.
Fonte DJ Aildo

Comperve pode adotar o Enem para 50% das vagas do vestibular da UFRN

A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) realizou, no último sábado (17), um seminário em que é feito o balanço sobre o vestibular 2012. O assunto principal foi à adesão gradual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No ano passado, 6% dos cursos da universidade usaram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso.

Nesse ano, a intenção é que 50% das vagas dos cursos da UFRN serão oferecidas através do Enem e o restante seria dado pelo vestibular tradicional. A Comperve falou que isso só seria uma hipótese e que não há nada confirmado, pois essa proposta será encaminhada para Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

A presidente da Comperve, Magda Melo, disse que além dessa possibilidade também podem ainda aderir totalmente o vestibular tradicional ou totalmente o Enem. Entretanto, ela disse que há grandes chances que realmente a oferta de vagas seja dividida em vestibular tradicional e Enem.

“Desde 2011, estamos usando o Enem em alguns cursos da Universidade e a cada ano a intenção é aumentar a quantidade de cursos que usarão o exame como forma de entrar na UFRN, até alcançar todos os cursos”, disse Magda.

A intenção é que o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte seja totalmente integrado ao Enem até o ano de 2014. No Nordeste somente 14 universidades federais aderiram ao Enem tanto de forma integral quanto parcial no ano passado.

Aquelas que aderiram de forma integral (com Sisu ou não) são: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Já as universidades que aderiram de forma parcial ou para preencher as vagas remanescentes são: Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Seminário contou com a participação da reitora da UFRN, Ângela Cruz, do pró-reitor de graduação, Alexandre Augusto de Lara Menezes, a presidente da Comperve, Magda Melo, e da secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho.

De acordo com Magda Melo, que está otimista, a decisão da Consepe será divulgada no final do mês de abril ou início de maio.

Opinião dos alunos
Após a divulgação da notícia sobre a adesão da metade das vagas da UFRN ao Enem, muitos alunos que prestarão o vestibular esse ano estão bastante preocupados com a decisão, já que nos últimos três anos têm se noticiado sobre roubo de provas, erros de digitação, vazamento de gabarito e entre outros erros que fazem com que a prova perca a confiança dos alunos.

O vestibulando Luiz Guilherme Pinheiro, de 19 anos, vai fazer pela terceira vez o vestibular para medicina e diz que é contra a adesão ao Enem. “Eu sou contra, porque todo o ano a prova vem com problemas de todos os tipos. São roubos de provas, acesso ao gabarito, redação, etc. Isso não me passa confiança que o Enem seja seguro”, disse.

Já a estudante Karla Oliveira, de 19 anos, que também pretende ingressar em medicina, acha que a universidade teve uma atitude precipitada em aderir ao Enem nesse ano.

“A reitora tomou uma decisão precipitada, porque o Enem não é confiável e a prova é desorganizada”, disse. “A prova não é difícil, o problema são as quantidades de questões [são 90 questões a cada dia da prova] e o pouco tempo para realizá-las”.

Já a designer Amanda Karoline Ribeiro, vai tentar fazer vestibular para Publicidade e Propaganda, ela acha que a adesão ao Enem foi uma boa opção. “Por mais que a prova tenha alguns problemas, eu achei vantagem porque eu posso tentar ingressar na Universidade por duas formas”, comentou.

domingo, 18 de março de 2012

Colegiado Territorial do Seridó se reúnem neste segunda em Cerro Corá/RN

A Reunião do Colegiado Territorial do Seridó, acontecerá dia 19 de Março (Segunda-feira), com início às 9:00 horas. Tendo como local o Ginásio de Esportes José Julião Neto na Rua Gracindo Deitado, na entrada da Cidade, Centro, Cerro Cora – RN.

A reunião tem o objetivo de tratar assuntos sobre:

1º) Apresentação da Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte;

2º) Apresentação do Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Serra de Santana ;

3º) Apresentação da Delegacia Federal do MDA no Estado do Rio Grande do Norte ;

4°) Apresentação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte.

5°) Outros assuntos de interesse do Colegiado.

6°) E às 14:00 lançamento do Projeto Planta Seridó 2012.

Relação dos que serão agraciados com titulo de cidadãos Cerrocoraense já foi divulgada

= O Deputado Estadual e presidente da Assembléia Ricardo José Meirelles da Mota e a Oftalmologista Altiva Maria Pereira, são os indicado do vereador Clidenor Pereira de Araújo Filho, o Codó.

= O Auxiliar de Enfermagem Roberto Sangiorgy Silva e o Farmacêutico Wilson Pereira de Souza são os indicados pelo vereador Manoel de Claudio

= O secretário de Administração do município Adevaldo da Silva Oliveira e o comerciante Albani Ferreira Lopes, são os indicado da vereadora Maria das Graças M. Oliveira.

= A Auxiliar de Enfermagem Maria Jacinta Gomes Maciel (Esposa do vereador) e o Odontólogo Cícero Narciso Petrônio sãoos indicados pelo vereador Francisco Aldo Maciel.

= O Deputado Estadual Luiz Antonio Lourenço de Farias, o Tomba e a Presidente da Federação Norteriograndese de Atletismo Maria Magnólia Figueiredo são os indicados pelo vereador Evilásio Medeiros Bezerra.

= A professora Rita de Cássia Barbosa e o Empresário Wagner Cabral Fagundes Bezerra são os indicados pelo vereador Antonio Ronaldo Vilar de Araujo.

= Os cidadãos Antonio Fernandes de Araújo Neto e José Elrimar de Lima Sobrinho são os indicados pelo vereador José Edivaldo Pereira.

= A Medica Neide Maria de oliveira e ao Medico Jacinto Nildemar Petrônio são os indicados pelo vereador José Rui Soares de Brito.

= O Bacharel Flavio Roberto Alves da Silva e a Deputada Federal Fátima Bezerra são os indicados pelo vereador Rubéns Pereira de Araújo Junior, o Binha

Apenas 10% das infrações e 18% dos acidentes são cometidos por mulheres

O que já se dizia popularmente por aí foi comprovado com dados estatísticos divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). As mulheres conduzem melhor seus veículos do que os homens. Apenas 10% das infrações são cometidas por mulheres ao volante, e do total de condutores envolvidos em acidentes de trânsito no Estado somente 18% são mulheres.

Contudo, elas representam menor número do total de condutores habilitados, conforme consta na Coordenadoria de Habilitação. Enquanto são 435.629 os homens habilitados, representando um total de 72,8% dos motoristas, as mulheres totalizam 162.997 condutoras, ou 27,2% dos condutores. Os dados se referem a um levantamento feito pelo Setor de Estatísticas da Subcoordenadoria de Informática do Detran, a pedido de O Poti/Diário de Natal.

Pois bem, do total de apenas 10% das infrações, as mais comuns cometidas pelas mulheres ao volante são: "Transitar pela contramão de direção em vias de sentido único", com 25,4% do total; "Dirigir utilizando-se de fone nos ouvidos ou telefone celular" responde por 24,9% das infrações cometidas pelas mulheres, seguido de "Executar conversão à direita/esquerda em locais impróprios", com 13%.

A maior parte das mulheres do sexo forte ao volante se dá bem nos testes médicos e psicológicos obrigatórios para se retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em 2011, foram 3.480 mulheres reprovadas no exame prático, o primeiro teste para obter a carteira, um total de 34% dos reprovados.

Perfil das condutoras

Outro aspecto interessante dos dados divulgados pelo Setor de Estatísticas do Detran-RN diz respeito ao perfil das condutoras por categorias. A maior parte utiliza carros e motos. A maior concentração é do tipo "B" (carro), com 113.197 condutoras habilitadas, ou 69,4% do total. Já a habilitação "AB" (carro e moto), contam 44.502 carteiras emitidas, ou 27,3% do total, enquanto que a "A" (moto), somam 3.225 condutoras, ou 2% do total.

Por fim, há menos mulheres conduzindo caminhões, ônibus ou veículos mais pesados. Com carteira "C" (caminhões), são 647 condutoras (apenas 0,4% do total), conduzindo passageiros, categoria "D" (ônibus), são 1.374 mulheres habilitadas (ou 0,8%) e "E" (carretas), com 52 habilitadas no Rio Grande do Norte, um percentual que não passa de 0,01%.

O mercado reconhece que as mulheres oferecem menos riscos ao volante. Até mesmo fazer seguro do carro é mais barato para as mulheres. "As seguradoras tratam as mulheres como diferenciais. Como o seguro tem franquias e como as mulheres são menos atiradas no trânsito, podem até bater o carro como o homem. Estatisticamente sai mais barato. A taxa de risco da mulher é mais barata", explicou Roberto Máximo, que tem uma seguradora de carros. "A mulher é mais prevenida. Claro que existem as loucas de plantão, mas felizmente não são todas".

Prudência que serve de exemplo

O fato de cometerem muito menos infrações no trânsito não significa, necessariamente, que as mulheres dirijam melhor. Mas, com certeza, que são mais prudentes - e os homens deveriam seguir este exemplo. A opinião é da técnica em manutenção da Petrobras, Maria de Fátima Azevedo, 48 anos, que tem pelo menos 20 anos de experiência em direção, sem jamais ter passado por nenhuma ocorrência grave e somando pouquíssimas multas nas duas décadas.

Fátima ressalta que as mulheres, sem dúvida, são mais precavidas quando estão dirigindo e evitam a "competição" por espaços, tão natural entre os homens. "Normalmente, se um motorista demonstra que quer ultrapassar outro, aquele acelera para manter seu espaço. Já as mulheres costumam ceder com mais naturalidade", exemplifica. "O homem tende a ser mais ousado e agressivo no trânsito".

Principal motorista da casa desde sempre, Fátima acha que dirigir bem não tem nada a ver com o gênero do motorista. "Depende de cada um. Tem homens e mulheres que dirigem bem e mal. Mas acho que os homens deveriam aprender conosco a serem mais prudentes. Para evitar acidentes não basta só saber dirigir, mas estar atento à frente e praticar a direção defensiva", ressalta.

Fátima nunca recebeu multa pelas duas infrações mais comuns entre as mulheres: falar ao celular e dirigir na contramão. "Não falo ao celular dirigindo", afirma. A última vez que foi multada foi no radar do início da Rota do Sol, onde só pode se passar a até 50 km por hora e ela passou com 58 km/h. "Foi no ano passado. Só achei injusto porque paguei o mesmo valor de quem passa com 70 km/h, por exemplo. A classificação do nível da infração deveria ser melhor distribuída", opina.

Preconceito

Sobre o preconceito contra as mulheres ao volante, Fátima acredita que diminuiu muito nos últimos anos, mas não é referente apenas à atuação da mulher como motorista. "Não vejo o preconceito contra as mulheres especificamente no trânsito. O que vejo é que os homens mais machistas, que criticam as mulheres na direção, são os mesmos que não as aceitam em posição de destaque na sociedade, como em cargos de chefia, por exemplo" compara.

Para Fátima, a nova geração vê a presença da mulher no trânsito com outros olhos. "Os homens mais jovens são mais abertos. Já assimilam que nosso país é dirigido por uma mulher, assim como outras nações. Os direitos são iguais". Direitos iguais, na opinião dela, incluem a "parte ruim" da responsabilidade de dirigir. "Se precisar trocar pneu do meu carro, eu mesma troco! Se um homem passar e oferecer ajuda, aceito, é claro. Mas já fiz o trabalho sozinha algumas vezes", conta.

Perfil das condutoras potiguares

Número de condutores no Rio Grande do Norte (até 12/março de 2012)

Sexo | Número de condutores | Percentual

Feminino | 162.997 | 27,2%

Masculino |435.629 | 72,8%

TOTAL | 598.626 | 100%

Elas são mais multadas do que os homens?

Não, apenas 10% das infrações são cometidas por mulheres.

Elas provocam mais acidentes que os homens?

Não. Dos condutores envolvidos em acidentes de trânsito, 18% são mulheres,

Qual o tipo de infração mais cometida pelas mulheres no trânsito?

Transitar pela contramão de direção em vias Sentido Único | 25,4%

Dirigir utilizando-se de fone nos ouvidos/telefone celular | 24,9%

Executar conversão à direita/esquerda em locais proibidos | 13 %

Percentual de mulheres reprovadas no primeiro teste para obter a carteira | 3.480 reprovadas no exame prático em 2011, representando 34% do total dos reprovados

Número de condutores por categoria (até 12/março de 2012)

Categorias | Número de condutoras | Percentual

A | 3.225 | 2%

AB | 44.502 | 27,3%

B | 113.197 | 69,4%

C | 647 | 0,4%

D | 1.374 | 0,8%

E | 52 | 0,0%

TOTAL | 598.626 | 100%