terça-feira, 31 de janeiro de 2012

NOTA

Quero através deste meio de comunicação lamentar aos servidores públicos e aos professores do município de Cerro Corá, que devido ainda está em recuperação pós intervenção cirúrgica, não poderei participar da sessão convocada pelo presidente da Câmara Municipal para votação do reajuste dos servidores e professores.

Quero dizer-lhes que já solicitei os projetos para analisar e os dos servidores não achei nenhuma irregularidade, mas já nos dos professores entendo que o valor proposto não seja o valor correto, será preciso os companheiros analisarem.

Atenciosamente.

Rubens Pereira de Araújo Júnior.

Ministério da Justiça defende mudanças na Lei Seca

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, falou nesta terça-feira sobre o substitutivo à Lei Seca que a pasta está discutindo com o Congresso. Ele elogiou a lei atual, mas afirmou que ela precisa de uma "correção técnica".

De acordo com Cardozo, a previsão de uma taxa de álcool no sangue que a lei traz (6 decigramas por litro de sangue) acaba causando sensação de impunidade, porque é necessário provar que o motorista ingeriu a quantidade citada.

"A Constituição Federal diz que ninguém pode ser obrigado a produzir prova contra si próprio. Então as pessoas podem legitimamente se recusar a fazer o teste do bafômetro e, se ela se recusa, não há prova do nível alcoólico em seu sangue." Assim, o motorista acaba liberado, afirmou Cardozo.

O ministro disse que, a partir da mudança, o estado de embriaguez poderá ser provado por qualquer meio previsto na lei, inclusive por testemunho do policial que abordar o motorista, por exemplo.

Segundo ele, o bafômetro se tornará "peça central para a pessoa se defender", já que será a forma de provar que ela não bebeu. Ele se disse um defensor da taxa zero de álcool --ou seja, que ninguém possa dirigir sob a influência de qualquer quantidade de bebida.

Cardozo afirmou ainda que a ideia do governo é unificar as propostas da Câmara e Senado para uma rápida aprovação do projeto e que o aumento do valor da multa ou da pena aplicada ainda está sendo discutido.

Bezerra troca comando de órgãos do Ministério da Integração Nacional depois de denúncias de irregularidades

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou a troca no comando de órgãos vinculados à pasta. As mudanças ocorrerão nas diretorias do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

As alterações são promovidas depois de denúncias de irregularidades em órgãos da pasta. No último dia 27, o diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes Neto, foi exonerado. Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) de 2010 apontou desvios de dinheiro público em obras do departamento para o combate à seca no Ceará, com prejuízo estimado em R$ 312 milhões.

Os nomes dos novos diretores, segundo Bezerra, estão sendo avaliados pela Casa Civil e a Secretaria de Relações Institucionais e devem ser definidos até o carnaval, quando a presidenta Dilma Rousseff já estará de volta ao Brasil da viagem a Cuba e ao Haiti.

“A presidenta recomendou que houvesse a renovação e que se buscasse perfis técnicos para os cargos de direção das instituições vinculadas ao Ministério da Integração”, disse o ministro.

Polícia Civil prende mais dois fugitivos de Alcaçuz, no interior

Os policiais civis da Divisão de Polícia do Oeste (Divope) recapturaram nesta terça-feira (31) outros dois fugitivos da Penitenciária de Alcaçuz, no interior do estado. Eles haviam fugido do pavilhão de segurança máxima, na última quinta-feira (19), com outros 39 presos.

Valderi Floriano da Costa, de 24 anos, foi preso escondido na residência de parentes no município de Cerro Corá, e Josuel Mesquita de Paiva, o “Topete”, de 24 anos, em Lagoa Salgada. Com este, os policiais apreenderam um revólver calibre 38.

Para o delegado títular da Divope, Odilon Teodósio, é comum que muitos dos fugitivos de Alcaçuz se escondam em cidades do interior.

Ele recomenda que os populares denunciem, caso tenham alguma informação sobre qualquer um dos fugitivos, ligando para o telefone 0800 84 2999 ou para o 190, e ressalta que a identidade do denunciante será mantida em sigilo.

ELETRIFICAÇÃO RURAL REQUERIDA POR ESSE PARLAMENTAR ESTÃO SENDO CONCRETIZADAS

Durante o ano de 2011 no meu trabalho como vereador requeri inúmeras ligações de energia para familiares que vivem na zona rural e urbana do município de Cerro Corá/RN.

Muitas solicitações foram atendidas no mesmo ano, as outras estão sendo atendidas agora no início deste ano, acontece que os projetos foram liberados somente agora e as equipes estão em campo.

Esse ano pretendemos lutar muitos mais.

PRESIDENTE DA CÂMARA DE CERRO CORÁ RONALDO VILAR CONVOCOU OS VEREADORES PARA APROVAREM O REAJUSTE DOS SERVIDORES E PROFESSORES.

CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA

Senhor (a) Vereador (a)

Pelo presente, sensibilizado pela falta de compromisso do Poder Executivo, que não convocou o Poder Legislativo para votação de nenhuma matéria durante este recesso e também não efetuou o pagamento devidos aos Servidores Públicos Municipais até o dia 31 de janeiro corrente, O presidente da Câmara Municipal, no uso de suas atribuições legais que trata o Art. 37, inciso VI, CONVOCA V.Sª, para Reunião Extraordinária a realizar-se-á dia 01 de fevereiro de 2012, ás 19:00 horas, quando será discutido a seguinte pauta:

= PROJETO DE LEI Nº 001/2012- REAJUSTA O VALOR DOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CERRO CORÁ/RN, ATUALIZA TABELA ANEXA DE VENCIMENTOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

= PROJETO DE LEI Nº 002/2012 - REAJUSTA O VALOR DOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL DE CERRO CORÁ/RN, DE ACORDO COM O QUE DISPÕE A LEI Nº 11.738 DE 16 DE JULHO DE 2008 E PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1809 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2011, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Esta convocação se dá também devido a falta de compromisso do poder Executivo com os servidores e os vereadores concordaram em não observar o prazo de 07 dias para a convocação e em atendimento a solicitação dos servidores que poderão ficar prejudicados sem honrar seus compromissos financeiros.

Com cumprimentos,

ANTONIO RONALDO VILAR DE ARAÚJO

Presidente.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Justiça eleitoral mira nos candidatos

Em ano eleitoral, todo cuidado é pouco. Qualquer deslize pode tirar um candidato do pleito. Quem pretende disputar um cargo eletivo nas eleições 2012 precisa ficar atento às leis eleitorais e às restrições do calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para este ano. O Ministério Público Eleitoral (MPE) estará atento a cada passo dos concorrentes, as normas são rígidas. O descumprimento da legislação pode ser denunciado por qualquer eleitor.

Em entrevista ao Diário de Natal/O Poti, o corregedor regional eleitoral, desembargador Vivaldo Pinheiro, advertiu que os candidatos devem observar as restrições previstas na Lei nº 9.504/1997, que trata do processo eleitoral, e as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente ao pleito de 2012. "Toda a legislação pode ser acessada no site do TRE/RN (Tribunal Regional Eleitoral) ou diretamente no site do TSE", ressaltou.

Desde o dia 1º de janeiro deste ano, os gestores estão proibidos de distribuir bens, valores ou benefícios. Durante o ano, os prefeitos só poderão oferecer benefícios aos eleitores em caso de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, casos em que o Ministério Público Eleitoral poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa.

Também ficou proibida na mesma data a execução de programas sociais por entidade nominalmente vinculada a pré-candidato ou por eles mantida, ainda que autorizados em lei ou em execução orçamentária no exercício anterior. Em Natal, os vereadores que possuem instituições assistencialistas e não interromperam as atividades poderão ser impedidos de disputar a reeleição.

A partir de 10 de junho, um domingo, estarão liberadas as convenções partidárias, que vão definir os nomes que disputarão as eleições, como também as coligações que serão formadas. Na mesma data, as emissoras de rádio e de televisão ficam proibidas de transmitir programas apresentados ou comentados por candidatos escolhidos em convenção.

Neste dia, os feitos eleitorais ganharão prioridade para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandados de segurança. O prazo para as convenções partidárias termina no dia 30 de junho. Em 1º de julho, as emissoras de rádio e televisão ficam proibidas de fazer qualquer tipo de ação que favoreça algum candidato.

As propagandas eleitorais serão liberadas somente a partir do dia 6 de julho, data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas. Também serão liberadas as propagandas na internet.

No dia 21 de agosto, começará o horário gratuito de propaganda eleitoral obrigatória nas emissoras de rádio e da televisão, que terminará em 4 de outubro, último dia também para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa entre às 8 e às 24 horas. A data limite também vale para debates eleitorais, que poderão se estender até às 7 horas do dia 5. A eleição será realizada em 7 de outubro.

**EXCLUSIVO** Deputado apresenta projeto que proíbe a venda de bebidas alcoólicas no carnaval

O Conselho de Ética da Câmara resolveu abrir sindicância para apurar um Projeto de Lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas durante o período de carnaval. A ideia seria evitar tragédias, acidentes e gente bêbada perambulando pelas ruas do Brasil.

A Câmara reagiu contra e a população também. Em Salvador um Trio Elétrico saiu puxando foliões protestando contra a proibição da venda de álcool no carnaval.

“A única alegria que o brasileiro tem na vida é de poder ficar bêbado e querem tirar isso da gente em pleno carnaval? é um absurdo”, disse uma das pessoas que protesta contra a provação da Lei.
Se o Projeto de Lei for aprovado, qualquer pessoa encontrada bêbada na rua será detida e cumprirá pena com restrição de liberdade por 90 dias.

G17 é site de humor e não deve ser utilizado como fonte de informação porque as “notícias” veiculadas neste portal são fictícias, criadas para o entretenimento do leitor (saiba mais).

EQUIPE DO POTENGI DA CIDADE DE SÃO TOMÉ VENCEU O JUVENTUS EM CERRO CORÁ/RN

Num jogo bem disputado a equipe do Potengi campão de 2011 na cidade de São Tomé venceu o Juventus de Cerro Corá pelo placar 1x0, a equipe de São Tomé mostrou-se melhor durante quase todo o jogo embora bastante precionada pela equipe do Juventus que lutou até o ultimo minuto mas não conseguiu o empate.

O jogo marcou a abertura da I Copa dos Campeões que está sendo realizado na cidade de Cerro Corá e que reúne além da equipe local mais as das cidades de São Tomé,Tenente Laurentino e Lagoa Nova essas duas ultimas equipes se enfrentarão no próximo final de semana em Cerro Corá/RN.
Fonte DJ Aildo

Selecionados em 2ª chamada do Sisu têm até terça para fazer matrículas

Os candidatos selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer até esta terça-feira (31) a matrícula na instituição de ensino superior para a qual foram aprovados. Foram selecionados mais de 62 mil estudantes.

A consulta aos resultados da segunda chamada deve ser feita na http://sisu.mec.gov.br, página do Sisu na internet. Para verificar a documentação necessária para a matrícula, os aprovados devem consultar na página o boletim de acompanhamento do estudante, disponível na mesma página e nas instituições de ensino.

O Sisu, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), seleciona candidatos para ingresso nas universidades nos 1º e 2º semestres de 2012. Para se inscrever no sistema é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Conforme nota do MEC, “os candidatos não selecionados em nenhuma das duas opções nas chamadas regulares ou que tenham sido selecionados pela segunda opção, mas pretendem continuar concorrendo pela primeira, podem aderir à lista de espera. A participação na lista deve ser confirmada on-line, no sistema. O estudante concorrerá à vaga apenas pela primeira opção”. O prazo de adesão vai até 1º de fevereiro (quarta-feira

Morre Nelson Rocha, um dos fundadores do Grupo Guararapes

O empresário Nelson Rocha, sócio do Grupo Guararapes, foi sepultado na tarde deste domingo (29) no cemitério Morada da Paz, em Emaús. Ele faleceu na madrugada, vítima de insuficiência respiratória.

Nelson era irmão de Nevaldo Rocha e de Nilton Rocha, todos fundadores do Grupo Guararapes. Tinha 84 anos.

Há cerca de 3 anos, Nelson Rocha vinha enfrentando problemas de saúde.

O sobrinho Flávio Rocha comentou pelo Twitter: "Triste com a perda do meu querido Tio Nelson. Descanse em paz".

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ESTAREMOS JUNTOS

Solenidade de posse dos novos Policiais Civis acontece na segunda-feira (30)

Os 87 novos policiais civis que foram nomeados pelo Governo do Estado tomarão posse na próxima segunda-feira (30/01). A solenidade de posse acontece no Auditório da Secretaria de Educação do Estado, localizado no Centro Administrativo, a partir das 15h. O evento conta com a presença da Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, do Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, do Delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, além de toda a cúpula da Segurança Pública estadual.

Ao todo serão empossados 12 delegados, 13 escrivães e 62 agentes que serão distribuídos para as delegacias regionais, reforçando a segurança no interior do Rio Grande do Norte. Lajes, Caraúbas, Pedro Avelino, Jucurutu, São Miguel, Marcelino Vieira, Açu, Santo Antônio, Santa Cruz, Tangará e Mossoró estão entre as cidades que receberão as equipes de policiais.

Para o delegado geral Fábio Rogério, a prioridade é interiorizar a Polícia Civil no estado, para que atenda à demanda e sobrecarga das delegacias regionais e possa melhorar os serviços prestados pela polícia nas referidas comarcas. "Cidades que nunca tiveram equipes da Polícia Civil, como Pedro Avelino e Marcelino Vieira, por exemplo, pela primeira vez na história do Rio Grande do Norte serão contempladas, proporcionado um melhor atendimento à população, bem como trazendo uma maior segurança para essas regiões", constatou.

Durante a solenidade, os novos policiais receberão os veículos, armamentos e as carteiras funcionais. Os servidores já podem entrar em exercício no dia seguinte se desejarem, mas eles têm um prazo de até 30 dias para iniciar os trabalhos.

Ação bloqueia pagamentos de benefícios irregulares no interior

Uma recomendação expedida pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e à Caixa Econômica Federal (CEF) resultou no bloqueio de 56 seguros-desemprego em Santa Cruz. Os benefícios seriam concedidos durante o período de defeso a pescadores registrados junto ao MPA. A ação partiu da suspeita de fraude na concessão de 97 seguros defeso na Colônia de Pescadores Z-44. A atuação do MPF quer impedir um
prejuízo de mais de R$ 60 mil mensais aos cofres públicos.

Para investigar o caso, o MPF requisitou a instauração de inquérito policial e acionou a Superintendência do MPA no RN. Ao promover o recadastramento dos beneficiários, o MPA constatou a existência de diversas irregularidades. Das 179 pessoas que compareceram ao recadastramento, 42 não preencheram os requisitos previstos para o recebimento do benefício. De acordo com a procuradora da República Caroline Maciel da Costa, outras 39 pessoas estão sob fundadas suspeitas de também não exercerem a pesca profissional. Houve ainda 16 pessoas que sequer compareceram ao recadastramento.

Em razão das irregularidades apontadas, o MPF recomendou à Caixa a suspensão imediata do pagamento da primeira parcela de 97 benefícios. Ao MPA foi recomendado o cancelamento, em definitivo, do pagamento do seguro-desemprego às 42 pessoas que comprovadamente não vivem da pesca. Quanto aos faltosos, denunciados e suspeitos de receber o benefício irregularmente, o MPF recomendou a suspensão do pagamento até que cada interessado comprove o exercício da atividade de pescador profissional.

Em resposta à recomendação do MPF/RN, o MTE enviou ofício informando o bloqueio do pagamento de 56 benefícios irregulares, em virtude do cancelamento do registro geral de pesca por parte do MPA. No entanto, em alguns casos os beneficiários já haviam sacado a primeira parcela do pagamento indevido. Dessa forma, o MTE informou que está cadastrando pedido de restituição aos cofres públicos.

A procuradora da República Caroline Maciel da Costa, que assina a recomendação, alerta que "o recebimento indevido do benefício pode vir a caracterizar o crime de estelionato, punido com até cinco anos de reclusão e multa".

A lei (10.779/2003), que dá direito ao seguro-desemprego a pescadores profissionais, garante o recebimento de tantas parcelas do benefício quantos forem os meses de duração do defeso. O valor de cada parcela é de um salário mínimo.

Novo promotor substituto de Currais Novos também vai responder pela 3ª Promotoria de Caicó

A Procuradora Geral de Justiça (PGJ) já publicou portaria nomeando o promotor substituto Carlos Henrique Rodrigues da Silva, para exercer na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Currais Novos, e cumulativamente, as funções da 3ª Promotoria da Comarca de Caicó, até o início de abril.
E a promotora Marília Regina Soares Cunha, que vinha fazendo um trabalhop elogiável em Currais Novos, Lagoa Nova e Cerro Corá vai trabalhar a partir de fevereiro em Goianinha, no Agreste.

Terceira parcela do FPM de janeiro que será depositada na segunda-feira será inferior ao estimado

Uma notícia não agradável para os prefeitos que administram seus municípios com o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). É que a terceira parcela de janeiro, que será depositada nas contas das prefeituras nesta segunda-feira (30) vem com 0,7% menor, que o estimado para este 3º decêndio pela Receita Federal, no início do mês. Embora menor que o estimado, o montante teve um crescimento nominal de 26,8% em relação ao terceiro decêndio de 2011.

O FPM de janeiro chega a R$ 5,4 bilhões, ao considerar este 3º repasse. Comparado ao valor do ano passado, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) calcula que o repasse total de janeiro teve uma queda de 5,3%. De acordo com a previsão trimestral da receita federal para o próximo decêndio, o mês de fevereiro será 23% maior do que o mês de janeiro e acumulará R$ 6,7 bilhões, valor 9,1% maior do o mesmo período do ano passado. Para o mês de março, é esperada uma queda no repasse em 30%. A CNM explica que essa queda se dá pelo fato da tendência de queda da arrecadação no início do ano, em razão do chamado efeito sazonal.

Exoneração de Elias Fernandes é publicada no Diário Oficial

O Diário Oficial da União publica na edição desta sexta-feira (27) a exoneração de Elias Fernandes Neto do cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Ramon Rodrigues, secretário nacional de Irrigação, assume interinamente o cargo.

Emanuel AmaralElias Fernandes nega as acusações, mas preferiu deixar o cargo diante da crise política
Elias Fernandes nega as acusações, mas preferiu deixar o cargo diante da crise política
Fernandes pediu exoneração após denúncias de irregularidades no órgão. O pedido foi feito ontem (26) ao ministro Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional.

Fernandes é o terceiro diretor exonerado do Dnocs em menos de dois meses. Na segunda-feira (23), foi exonerado o diretor administrativo-financeiro do órgão, Albert Gradvhol. Em dezembro passado, o engenheiro Fernando Ciarlini assumiu a Diretora de Infraestrutura do Dnocs, em substituição a Cristina Peleteiro. Em nota, o ministério informou que está fazendo uma "reestruturação dos quadros das empresas vinculadas à pasta".

* Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

TRE negou seguimento de recurso do MPE contra Ana Maria

Na sessão da Corte Eleitoral do último dia(17), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte negou, por maioria, seguimento a recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral contra decisão do Juízo Eleitoral da 20ª Zona, que negou pedido do MPE em representação ofertada em razão de doações irregulares de campanha, no valor excedente de R$ 4.840,03, ao comitê da então candidata à prefeitura de Cerro Corá Ana Maria da Silva nas eleições de 2008.

O juízo de primeira instância entendeu que como o artigo 23 da Lei 9.504/97 ganhou nova redação com a Lei n.º 12.034/2009, e a partir de então não há punição com multa para quem fizer doações de bens estimáveis em dinheiro até o limite de R$ 50 mil, a conduta do doador não seria ilícita, já que no caso deveria retroagir a lei mais benéfica.

O relator do processo, juiz Nilo Ferreira, votou no sentido de que fosse mantida a sentença de primeiro grau, por entender que caberia sim, a retroatividade da lei nova. Destacou, ademais, que não haveria como não observar o argumento da extemporaneidade da representação, já que fora ajuizada somente em 22/10/2009, portanto, além dos 180 dias da diplomação dos eleitos, prazo adotado com base em precedentes do Tribunal Superior Eleitoral como limite para a propositura de representações do gênero.

Fonte: TRE

CARNAVAL 2012 DE CERRO CORÁ AOS POUCOS DEFINIDO

Aos poucos estão sendo reveladas as atrações do Carnaval de Cerro Corá deste ano, já havíamos adiantado dois nomes vamos revelar outros Max e Banda Estrelar, Marquinhos Carreira, Só o Mii, Daniel Show, Sem Limites, Batuka Moleke e mais duas outras atrações que lhe revelamos breve.

Quem toca na abertura e a programação diária estamos aguardando o anuncio oficial.
Fonte DJ Aildo

PSB tem pressionado Wilma para disputar Prefeitura

O PSB tem pressionado sua presidente, a ex-governadora Wilma de Faria, para que ela seja a candidata do partido à Prefeitura do Natal, em outubro próximo, revelou em entrevista ao Jornal 96 o vereador que integra a bancada da legenda na Câmara Municipal, o Bispo Francisco de Assis.

Segundo ele, a ex-governadora tem se reunido pouco com as lideranças do partido. Na última reunião, a bancada teria externado pressão para que Wilma assumisse o papel de pré-candidata.

O parlamentar, por outro lado, discorda das articulações que projetam a deputada federal Márcia Maia para compor chapa, na condição de vice, com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). "Minha opinião é que o PSB, como um grande partido, deve ter candidato próprio", resumiu o Bispo.

Operação Impacto

O edil acredita que a sentença da Operação Impacto terá implicações no pleito de outubro, inclusive podendo respingar sobre si, que não tem nada a ver com o caso de corrupção descortinado pelo Ministério Público.

Ao longo dos últimos quatro anos e meio, a imprensa tem cometido equívocos ao incluir o nome do Bispo entre os réus, haja vista um dos acusados ser homônimo do vereador pessebista. "Tive uma queda de 8.500 para 5.700 votos na última eleição e atribuo essa queda à confusão feita na imprensa".

O parlamentar preferiu não comentar a decisão da juiz Raimundo Carlyle e se disse solidários com os colegas condenados. "O tempo é o senhor da verdade e quem revela tudo", disse em tom profético.

Vereador Binha se submeterá a uma cirurgia de cateterismo neste quarta-feira(25).

O vereador Cerrocoraense Rubéns Pereira, o Binha(PSB) será submetido ao um procedimento cirúrgico nesta quarta-feira(25) em Natal/RN, ele falou ao blog que está tranquilo e preparado para esse tratamento, disse que logo que esteja recuperado da cirurgia irá organizar o carnaval do seu bloco "Spaicana" 2º ano no carnaval de Cerro Corá.

Saiba o que é CATETERISMO CARDÍACO e como será o procedimento cirúrgico.

O que é:

Exame cardiológico invasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares, como por exemplo, a visualização de um estreitamento, geralmente formado por uma placa de gordura, na artéria coronária.

Como é

  • O médico faz um corte de 2 a 3 centímetros de largura próximo à prega do cotovelo, no braço direito ou esquerdo, e seleciona um vaso sangüíneo (veia ou artéria). Também pode ser feito pela virilha.
  • Por esse corte é introduzido o catéter (sonda de 2,7 milímetros de diâmetro e um metro de comprimento), que percorre o vaso até chegar ao coração.
  • Pelo catéter é injetado um líquido de contraste radiológico, a base de iodo, que permite visualizar, por meio de um aparelho de raio-X, os vasos e cavidades do coração.
As imagens internas do coração e/ou vasos são registradas com tecnologia digital (vídeo digital e/ou câmara multiformatos lazer que auxiliam na análise posterior do exame.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

UFRN divulga primeira chamada de suplentes do Vestibular 2012

A Comissão Permanente de Vestibular da UFRN (Comperve) divulgou nesta terça-feira a primeira chamada para preenchimento de vagas remanescentes do Vestibular 2012 da UFRN.

Clique aqui e confira a lista.

Os aprovados deverão comparecer ao campus para a realização do cadastro e garantia da vaga. Mais informações no site www.comperve.ufrn.br

É hora de a sociedade pressionar o Judiciário, diz cientista político

Proferida sentença monocrática que levou à condenação de 16 réus da Operação Impacto, o processo caminha para os recursos em instâncias superiores. A hora é de a sociedade civil organizada se mobilizar, pública e democraticamente, para pressionar o Judiciário por uma decisão célere. Também é chegado o momento de amadurecer o pensamento político iniciado em 2008, quando o eleitorado rechaçou vários réus e impediu a reeleição de alguns vereadores agora sabidamente corruptos.

Essa é a avaliação que cientista político e professor da UFRN, Antonio Spinelli, fez sobre o primeiro desfecho da Operação Impacto, cuja sentença ele analisou como exemplar e promissora. “Essa decisão dá alento e esperança às pessoas que acreditam que ainda é possível fazer política seriamente e punir os desvios de conduta”, comentou Spinelli em entrevista ao Nominuto.com.

O especialista adverte para a necessidade de conscientização do eleitorado. Os condenados por corrupção passiva apenas serão enquadrados pela Lei da Ficha Limpa no caso de decisão colegiada manter a sentença do juiz Raimundo Carlyle.

Spinelli aponta opção alternativa: “É preciso que haja conscientização do eleitorado, para que, na ocasião de essas pessoas se candidatarem, haver punição através das urnas”. Para ele, a pressão também deve ser direcionada ao Judiciário, no sentido de haver manifestação em tempo hábil.

Influência política

O cientista social não tem dúvidas de que haverá interferência política nas decisões das instâncias superiores. “Essas pessoas afetadas têm suas redes políticas e vão mobilizá-las. Vão pressionar às escuras, por detrás das cortinas. É por isso que há necessidade de a sociedade se organizar para também haver pressão; essa, democrática”.

Por outro, também haverá influência no voto do eleitor. Spinelli acredita que o movimento de amadurecimento iniciado em 2008, quando se rechaçou vários réus da Operação Impacto, será ampliado nas eleições de outubro próximo.

Ele sugeriu que esse é o momento de as redes sociais se mobilizarem em favor dessa corrente pública de reação.
No minuto.

EM CERRO CORÁ AS BOAS CHUVAS ROTINEIRAS DE JANEIRO AINDA NÃO CHEGARAM

Janeiro é comum chuvas no município de Cerro Corá, principalmente depois do meados do mês, mas até agora apenas garoas caíram pelo município, não se tem registro de uma boa chuva com pluviometria extensiva.

No ano de 2011 nesse mesmo período já havia tido uma boa quantidade de chuvas para se ter uma idéia no dia 22 de janeiro de 2011 a notícia que agradou milhares de Cerrocoraense dada por nosso blog foi a sangria do açude Pinga que abastece o município.
Para os agricultores só resta esperar e ter fé, muitos já preparam a terra para o plantio, até o dia de São José eles acreditam que teremos um bom inverno em 2012.
Blog DJ Aildo

Ministro do Esporte diz que o Governo está tranquilo com a Copa em Natal

Ao receber a governadora Rosalba Ciarlini em audiência nesta terça-feira (24), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que ficou surpreso com a declaração do Secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, de que as obras do estádio Arena das Dunas estão atrasadas.

“Nós estamos acompanhando a obra diariamente e em nenhum momento acreditamos que Natal poderia ficar fora da Copa”, afirmou o ministro, ressaltando ter conhecimento de problemas apenas com o Rio Grande do Sul.

Segundo Rebelo, o Ministério e o Governo estão absolutamente tranquilos com a construção do estádio para o mundial de 2014. A governadora, que estava acompanhada da senadora Ivonete Dantas e do secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joacy Bastos, afirmou que a declaração do representante da FIFA poderia causar estragos ao Estado, afastando investidores interessados na Copa de 2014 e voltou a dizer que, apesar do RN ter começado a construir o estádio com um atraso de cerca de um ano e meio em relação aos outros estados, já há uma antecipação em 35 dias do cronograma apresentado à FIFA.

O Ministro do Esporte acertou com a Governadora que dia 6 de fevereiro vai estar em Natal para visitar as obras do Arena das Dunas. “Estou convencido com o cumprimento do cronograma apresentado pela governadora”, observou Aldo Rebelo, repetindo que o Ministério faz o monitoramento todos os dias da construção dos estádios para a Copa do Mundo.

Ministério da Saúde confirma verba de R$ 30 mil para o Saúde na Escola

Cerro Corá vai receber mais de R$ 30 mil para o programa de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade nas escolas municipais, como parte do grupo de 2.593 escolas públicas do Rio Grande do Norte que receberão recursos do Ministério da Saúde.
A iniciativa vai envolver alunos com idade entre 5 a 19 anos, e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março nos 149 municípios que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE).
Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. No Programa Café com a Presidenta, Dilma Rousseff ressaltou a importância do envolvimento de todos na ação.
As ações do Programa Saúde na Escola são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde.
Neste ano também serão programadas visitas da comunidade às Unidades Básicas de Saúde, ação prevista dentro da estratégia Saúde Mais Perto de Você.
O Ministério da Saúde autorizou em dezembro de 2011 o repasse de R$ 6,2 milhões referente aos 149 municípios do Rio Grande do Norte que aderiram ao PSE no ano passado.
Outros 229 municípios brasileiros aderiram ao programa neste ano e novos recursos serão repassados a partir de fevereiro. Os valores serão liberados em duas etapas:na primeira,o município receberá no início de 2012 os 70% do valor acertado para implementar as ações. Os 30% restantes serão pagos em dezembro de 2012, após prestação de contas das ações em desenvolvimento.
O Programa Saúde na Escola é desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação, desde 2007, com o objetivo de prevenir e promover a saúde dos educandos de 5 a 19 anos. A iniciativa foi integrada ao Programa Brasil sem Miséria, lançado pela Presidência da República em 2011.

Bodó – R$ 10.050,00
Cerro Corá – R$ 30.150,00
Lagoa Nova – R$ 50.250,00
Santana do Matos – R$ 70.350,00
São Tomé- R$ 40.200,00

Fonte – Ministério da Saúde