segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pesquisa da Consult revela o que as outras já confirmaram

Para o Governo do RN:

Rosalba Ciarlini (DEM) – 44,47%

Iberê Ferreira de Souza (PSB) – 24,53%

Carlos Eduardo Alves (PDT) – 13,06%

* Os outros candidatos somam 0,84%

Movimentação de Henrique e Walter Alves foi fraca em Cerro Corá

Os candidato do ex-prefeito João Batista devem terem ficados surpresos com a recepção que tiveram em Cerro Corá, a carreata até que teve alguns carrinhos afinal que não quer uma carona, já na hora do comício alguns eternos bacuraus se fizeram presente, a vaquejada será a desculpa, mais não era só leva-los até o parque como nos anos da sua administração.

Comunidades da região Central reafirmam apoio a Márcia


A deputada estadual e candidata a reeleição, Márcia Maia, visitou as comunidades Pedrinha e Lozeiro, região Central do estado, nesta sexta-feira (20). A deputada conversou com a população sobre as necessidades locais, sobre o papel do deputado estadual e os projetos já realizados pela parlamentar nos últimos mandatos. Diferente dos outros candidatos, Márcia apresentou tudo o que já fez, seja como secretária do município ou do estado, seja como deputada estadual. “Não adianta apenas prometer, por que o povo não acredita mais, nós queremos ver o que já fizeram pelo povo”, comenta a moradora Maria Vênus, de 58 anos.


A parlamentar levou informativos mostrando algumas de suas realizações, incentivos e apoios já realizados que no total somam mais de 50 projetos de lei. Explicou a inserção no Pro-Jovem e a importância da qualificação profissional para jovens e adultos. Márcia foi acompanha pelo ex-prefeito de Itajá, Lutércio Guimarães.

Pesquisa Start/Correio da Tarde para deputado Federal no RN

A corrida eleitoral para uma vaga na Câmara Federal em Brasília tem o deputado federal e candidato a reeleição João Maia (PR) como líder da pesquisa divulgada nesta segunda-feira (23) pelo Start/Correio da Tarde com 5,4% das intenções de voto, com 82 de citações de votos. A pesquisa foi encomendada ao instituto Start e foi feita nos dias 14 a 16 de agosto em 37 municípios do Rio Grande do Norte e com margem de erro de 2,5%. A pesquisa espontânea - registrada com o nº 22.324/2010 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) - ouviu 1.530 eleitores e perguntou qual era a intenção de voto para deputado federal.

Confira a lista dos candidatos:
1º - João Maia (PR) - 5,4%
2º - Fábio Faria (PMN) - 5,1%
3º - Felipe Maia (DEM) - 5,1%
4º - Fátima Bezerra (PT) - 4,4%
5º - Henrique Alves (PMDB) - 3,75
6º - Paulo Vagner (PV) - 2%
7º - Betinho Rosado (DEM) - 1,8%
8º - Rogério Marinho (PSDB) - 1,4%
9º - Adenúbio Melo (PSB) - 0,7%
10º - Wober Júnior (PPS) - 0,6%
11º - Sandra Rosado (PSB) - 0,6%
12º - Rosy de Souza (PV) - 0,3

Parabéns aos organizadores da vaquejada de Cerro Corá

(Foto blog dj aildo)
A vaquejada no município de Cerro Corá foi um grande sucesso muita gente participou do evento que além de atrair vaqueiros e forrozeiros, gera renda para o município, quero aqui parabenizar os organizadores.

Quarta-feira (25) José Serra estará em Natal.

O candidato à presidente da República pelo PSDB, José Serra, estará nesta quarta-feira (25) em Natal para uma série de atividades de campanha na capital potiguar.

Serra chega às 14 horas e será esperado pela militância tucana no aeroporto Augusto Severo. De lá, todos seguem para o Alecrim, onde Serra vai caminhar ao lado do deputado federal Rogério Marinho e dos candidatos da Força da União pelas ruas do bairro, terminando com um comício relâmpago.

Às 17 horas José Serra segue para o Comitê Serra 45 instalado na Av. Alexandrino de Alencar, onde lança o Programa Sou Serra no RN. É lá também que o candidato vai receber a “Carta do RN”, um documento com reivindicações e sugestões do Estado para seu mandato como presidente do Brasil.

Às 19 horas José Serra tem uma reunião com o segmento da saúde e vai debater suas propostas na Sociedade de Medicina.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Motorista que teria causado acidente em Cerro Corá presta depoimento e é liberado

O motorista Adriano Dantas de Brito, que segundo testemunhas teria sido o principal culpado pelo acidente automobilístico que deixou sete pessoas feridas no último domingo em Cerro Corá, se apresentou nesta segunda-feira à delegacia de polícia de nosso município para prestar esclarecimentos sobre o caso. Acompanhado de um advogado, o condutor negou que estivesse sob efeito de álcool no momento da colisão. Pelo fato da polícia não tê-lo localizado no dia do acidente, o teste do bafômetro não foi realizado para comprovar a veracidade dessa afirmação.

Adriano continuará em liberdade até que o processo seja julgado.

Novo concurso para recenseador do IBGE com 2 mil vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve lançar nos próximos dias novo concurso público para selecionar 2 mil recenseadores. De acordo com informações do órgão, as contratações devem complementar aquelas feitas pelo concurso que ofereceu 191.972 vagas, lançado em fevereiro deste ano.

O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, alegou que os novos funcionários devem atuar principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina – localidades onde o número de inscrições na última seleção foi baixo ou onde houve grande número de desistências e reprovações no curso de formação.

"Enquanto a média brasileira de candidatos chegou a quase sete por vaga, em São Paulo, Santa Catarina e Paraná ficou em torno de quatro", afirmou Nunes.

Até agora...

Segundo informações do IBGE, 16,5% dos 58 milhões de residenciais brasileiras já foram visitadas por recenseadores – um total de 9,6 milhões. A coleta de dados dos mais de cinco mil municípios do país está prevista para ter fim em outubro. A maior parte dos novos aprovados no novo concurso deve ser lotado no interior de São Paulo.

Márcia Maia mostra força na Zona Norte da capital e leva Iberê e Wilma para evento com mais de 300 lideranças

Vlademir Alexandre
Iberê e Wilma que integram a chapa da Vitória do Povo também prestigiaram o evento

Candidata ao seu quarto mandato na Assembleia, a deputada Márcia Maia (PSB) comandou evento nesta segunda-feira (16), na Vila Paraíso e em Nova Natal, Zona Norte de Natal. Ex-secretária de Assistência Social tanto da capital, como do Rio Grande do Norte, nas administrações de Wilma de Faria (PSB), Márcia levou a sua candidata ao Senado e o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) para conversar sobre projetos sociais e planos de Governo.

Márcia Maia tem trabalhado em Natal para aumentar sua votação. No Seridó, alguns vereadores também estão com a deputada do PSB: Mônica (Cruzeta), Aurélio Macedo (Parelhas) e os ex-vereadores Thomaz Neto (Cerro Corá) e Ivonaldo Trajano (Currais Novos), são alguns exemplos desses apoios. Márcia Maia também tem um grupo de lideranças de bairros em Caicó.

Perfil mantém Rosalba Ciarlini na frente da disputa pelo Governo

A mais recente pesquisa no Rio Grande do Norte foi divulgada nesta terça-feira (17). Trata-se da Perfil que trouxe mais uma vez a candidata democrata, Rosalba Ciarlini (DEM) na frente da disputa com 41% das intenções de voto. O atual governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) vem em segundo lugar com 21% e Carlos Eduardo em terceiro com 12%. Os números foram coletados entre os dias 13 e 15 deste mês. Foram ouvidas 1700 pessoas em 77 municípios do Estado.

Governo:
Rosalba Ciarlini (DEM) - 41,47%
Iberê Ferreira de Souza (PSB) - 21,06%
Carlos Eduardo Alves (PDT) - 12,41%

Já para o senado, Garibaldi Filho (PMDB) também, a exemplo de outras pesquisas continua liderando a disputa com 46%, seguido de José Agripino (DEM) com 42% e Wilma de Faria (PSB) com 34%.

Senado:
Garibaldi Filho (PMDB) - 46,22%
José Agripino (DEM)- 42,06%
Wilma de Faria (PSB) -34,23%
Hugo Manso (PT)- 6,59%

Cerro Corá luta pelo selo UNICEF

Os membro da comissão municipal pró-selo, participaram de uma reunião na Central dos Conselhos no município de Cerro Corá.
A mesma foi coordenada pela Secretária Municipal de Educação a professora Fátima Melo que é a articuladora do Selo UNICEF edição 2009-2012 no município.
O encontro teve como objetivo discutir com os membros o dia do lançamento no município, que foi acordado ser dia 18 de agosto às 19h no Clube municipal. E o fórum está previsto para acontecer dia 31 de agosto. “Os fóruns são estratégias para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para crianças e adolescentes nos municípios”.
O município de Cerro Corá vem lutando por esse selo a vários anos e não conseguiu até agora será que dessa vez sairá?

Sucesso mais uma vez do atletismo Cerrocoraenses

Terminou no ultimo sábado 14/08 em Currais Novos a edição dos 40º JERNS 2010, na modalidade de atletismo. As escolas CCT de Currais Novos e Querubina Silveira de Cerro corá travaram uma disputa bastante acirrada e sadia.

Os atletas dessas escolas são a base da seleção potiguar de atletismo até 15 anos. São os casos de Tulio pinheiro, Daniel Silva, Caio Cesar, Bruno Galvão – (CCT); Livia Borges, Vitor Vinicios, Fabio Leonildo, Larisse Anunciada, Akailson Carlos, Brendeo Diniz, Huilma Oliveira, Gerferson Oliveira, Gustavo Borges,

Raiane França, Larissa Batista e Daniele Duarte entre outros.

No final da competição o CCT ganhou o titulo do infantil masculino e no feminino o Querubina Silveira deu o troco ficando com o titulo de tri-campeão. Já no quadro de medalhas a escola de Cerro Corá levou a melhor nessa categoria. Veja quadro abaixo:

Escola

Ouro

Prata

Bronze

Total

Q. Silveira

20

15

04

39

CCT

13

06

09

28

No final da competição os atletas das escolas de Cerro Corá conquistaram 84 medalhas, assim distribuídas:

Escola

Ouro

Prata

Bronze

Total

Q. Silveira

21

29

15

65

M. Belmino

05

06

2

13

EMBEV

02

03

0

05

CERN

0

0

1

01

Oito atletas de Cerro Corá entram na lista de recordistas dos JERNS.

· Daniele Duarte – lançamento do dardo, marca: 29,40 e arremesso do peso, marca 10,48

· Lívia Borges – 100 metros rasos, marca 13”3

· Raiane França – tetratlo, marca 1950 pontos

· Brendeo Diniz – salto em altura, marca 1,66

· Vitor Vinicios – tetratlo, marca 1920 pontos

· Leonildo, Gerferson, Akailson e Vitor – medley, marca 2’14”8

FONTE: BLOG DO AILDO

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mais de 5 mil mesários trabalham no próximo Pleito no RN

Nas eleições deste ano, mais de dois milhões de eleitores do Rio Grande do Norte estão aptos para a escolha de seus representantes do executivo e legislativo. Ao todo, serão 1.570 locais de votação e 6.899 seções. As Mesas Receptoras de Votos (MRV), devem contar com 5.054 mesários.

A Zona Eleitoral 69ª, com maior número de eleitores em Natal, deve contar com mais de 1.300 mesários. De acordo com Vivianna Fernandes, chefe do cartório da 69ª Zona Eleitoral, o número de mesários voluntários cresceu este ano. “Ontem (12), recebemos 19 pedidos de eleitores que desejam participar no Pleito deste ano como mesário voluntário”.

Porém, de acordo com Vivianna muitas cartas de convocação têm voltado porque o eleitor mudou de endereço e não atualizou os dados com a Justiça Eleitoral. “O eleitorado da 69ª ZE reside predominantemente na Zona Norte, por isso, muitas cartas voltam, já que as casas não são localizadas pela falta de endereço completo”, afirma.

Quem desejar trabalhar como mesário poderá inscrever-se através do site: www.tre-rn.gov.br. Quem preferir pode também procurar qualquer cartório eleitoral ou central do cidadão.

BENEFÍCIOS:

Além de contribuir com a Justiça Eleitoral, no exercício da cidadania, ser mesário assegura ao cidadão outras vantagens:

- Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, inclusive treinamentos, sem prejuízo do salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral;

- O mesário receberá no dia do pleito um auxílio alimentação;

- O exercício das atividades de mesário será considerado como critério de desempate em concursos públicos para provimento de cargos efetivos no âmbito dos tribunais regionais eleitorais.

PROIBIÇÕES: art. 120, §1º, I a III, do Código Eleitoral e art. 63, §2º, da Lei nº 9.504/97, quais sejam, não podem ser nomeados mesários:

I – os candidatos e seus parentes ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e bem assim o cônjuge;

II – os membros de Diretórios de partidos desde que exerçam função executiva;

III – as autoridades e agentes policiais, bem como funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;

IV - os eleitores menores de dezoito anos.

Câmara esteve reunida nesta sexta-feira 13


Os 09 vereadores se reuniram na noite desta sexta-feira 13 para apreciação e votação de dois projetos de leis do poder executivo municipal.

Projeto de Lei Nº 012/2010.
Autoriza ao poder executivo abrir credito especial a Lei Nº 661, de 07/01/2010. Orçamento Geral do Município de Cerro Corá, retroativo ao dia 1º de janeiro de 2010, e da outras providências.

Projeto de Lei Nº 013/2010.

Autoriza ao poder executivo a conceder ajuda financeira para a realização da vaquejada no município de Cerro Corá/RN.

Art. 1º - Que seja efetuado a ajuda financeira, para a realização da vaquejada no Município de Cerro Corá/RN, nos dias 20,21 e 22 de agosto de 2010, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), cujo valor está consignado na LDO - lei Orçamentaria Anual - Exercício de 2010.

Na oportunidade também foram apresentados 03 requerimentos sendo 02 de autoria da vereadora Maria das Graças de Medeiros Oliveira e 01 da Mesa Diretora.

Vereadora autora: Maria das Graças de Medeiros Oliveira

Requerimento Nº 121/2010

Solicitando ao executivo o concerto do Poço Tubular do Sr. José Iliano de Matos(Zé Terto), no sitio Baixa Verde.

Requerimento Nº 122/2010

Solicitando ao executivo 01 mata burro na comunidade Serra Preta na divisa com Joca Rosendo e Ze Zuza.

Mesa Diretora

Requerimento Nº 123/2010

Expressando votos de profundo pesar pelo falecimento da Senhora Elza Batista Pereira, esposa do ex-vereador e prefeito do municipio Sr. Francisco Pereira de Araújo.



Iberê entra com ação para evitar Lula no palanque de Carlos Eduardo

A coligação Vitória do Povo (PSB-PT-PTB-PPS), que tem o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) como candidato à reeleição, entrou com uma ação nesta terça-feira (10) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para impedir que a imagem e voz do presidente Luiz Inácio Lula de Silva (PT) seja usada na propaganda eleitoral gratuita da coligação “Coragem pra Mudar” (PDT-PCdoB-PRP), que tem o ex-prefeito de Natal como postulante ao cargo de governador.

“Impetramos a ação no sentido de cumpri o texto da lei, a literalidade da lei, que determina que só podem participar de programa eleitoral gratuito aqueles que forem filiados à coligação”, explicou o advogado da coligação Vitória do Povo, Erick Pereira, acrescentando que o PT está coligado no Estado com o PSB, de Iberê, e não com o PDT, de Carlos Eduardo.

“[A candidata do PT à Presidência] Dilma Rousseff pode [aparecer ao lado de Iberê e Carlos Eduardo], Lula não”, pregou Erick, que se encontra em Brasília acompanhando as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, na noite desta quinta-feira (12), respondeu afirmativamente, ao item oito da consulta proposta pelo senador Marconi Perillo (PSDB/GO) sobre propaganda eleitoral.

Quatro dos sete ministros entenderam que o presidenciável [no caso Dilma] que concorre em coligação poderá liberar voz e imagem para programa eleitoral gratuito, em âmbito regional, para candidatos (governador, senador e deputados) concorrentes entre si [no caso Iberê e Carlos] e para candidato do partido ao qual o presidenciável é filiado.

“Ontem (12), o TSE reforçou essa tese [de Lula só poder aparecer no palanque de Iberê], apesar de não ter respondido a esta pergunta. Eles [os ministros do TSE] só responderam com relação a Dilma Rousseff [candidata do PT à Presidência da Repúbilca]”, entendeu Erick.

A reação de Carlos Eduardo
Foto: Vlademir Alexandre
Carlos Eduardo Alves, candidato ao Governo do Estado.
O candidato Carlos Eduardo reagiu nesta sexta-feira (13) à ação da coligação Vitória do Povo. Em nota enviada à imprensa, o pedetista acusou Iberê de não querer somar com a candidatura de Dilma Rousseff e advertiu que o momento é de unir esforços para eleger a petista.

“Isso é não querer somar com uma candidatura que não é a dele, é a de Dilma”, disse. Ele afirmou que, ao contrário do candidato do PSB, apoia Lula desde 1989. “Iberê Ferreira já apoiou Collor, Itamar, Fernando Henrique Cardoso. Não sabia que agora, com Lula, ele iria querer exclusividade”, alfinetou.

“Na coligação dele tem gente apoiando [o candidato à presidência do PSDB] José Serra: o PPS e o PTB”, expôs, em tom de cobrança, explicando que esses o PPS e PTB fazem oposição a Dilma no plano nacional.

Entendendo que ações como a da Vitória do Povo atrapalha Dilma e ajuda adversários do PSDB/ DEM, Carlos Eduardo convidou Iberê para unir esforços no sentido de eleger Dilma e fazer o Brasil continuar avançando. “Existe uma linha demarcatória na política nacional: de um lado está o Brasil novo, e do outro os que estão querendo voltar atrás no tempo”.

Mais de 38 mil eleitores já se cadastraram para votar em trânsito

A dois dias do término do prazo (15/08) para que os eleitores que desejam votar, para presidente da República, fora de seu domicílio eleitoral façam seu registro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já computa 38.674 pessoas cadastradas para votar em trânsito no primeiro turno das eleições gerais, que acontecerá no dia 3 de outubro. Para a votação em outra cidade no segundo turno do pleito, que será realizado no dia 31 do mesmo mês, o Tribunal contabiliza até o momento 36.614 registros.

De acordo com a relação parcial de cadastros, a cidade mais procurada para voto em trânsito é São Paulo (SP), com 4.992 eleitores registrados para o primeiro turno, e 4.720 para o segundo. Brasília (DF) vem logo atrás, com 3.684 cadastros para a primeira etapa eleitoral e 3.507 para a segunda.

A terceira cidade mais procurada é Belo Horizonte (MG), que receberá 2.448 eleitores de outros municípios para votar no primeiro turno e 2.308 no segundo. A capital mineira vem seguida do Rio de Janeiro (RJ), onde votarão em trânsito 2.180 eleitores na primeira fase do pleito e 2.009 na segunda (veja abaixo a relação completa desta parcial).

O período para o registro do voto em trânsito começou no dia 15 de julho em todos os cartórios eleitorais do país. Para se cadastrar, além de estar com suas obrigações eleitorais em dia, o eleitor deve comparecer portando título de eleitor e documento de identificação com foto e informar à Justiça Eleitoral em qual capital estará no dia da votação.

A partir do dia 5 de setembro, o eleitor habilitado a votar em trânsito poderá consultar no portal do TSE (www.tse.jus.br) onde estará instalada a seção de voto em trânsito em que deverá votar.

Legislação

A possibilidade do voto em trânsito está prevista na Resolução 23.215/2010 do TSE e determina a instalação de seções especiais nas capitais dos estados para receber esses votos. No entanto, o eleitor precisa avisar com antecedência que estará fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito para pedir o registro.

Justificativa

Caso o eleitor não possa comparecer no dia do pleito à seção especial para votar em trânsito, ele deverá justificar sua ausência em qualquer Mesa Receptora de Justificativas, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral de origem, menos na capital onde indicou que pretendia votar.

TRE nega recurso de Rosalba para continuar usando trio elétrico

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte negou por maioria, nesta terça-feira (10), recurso apresentado pela Coligação Força da União (DEM, PMN, PSDB, PSL, PTN, PSC), que tem a senadora Rosalba Ciarlini como candidata ao Governo do Estado. A aliança tentava derrubar decisão do juiz da 3ª Zona Eleitoral, que determinou aos candidatos majoritários da coligação que se abstivessem de utilizar na campanha camisetas padronizadas com dizeres eleitorais e um trio elétrico.

De acordo com a decisão do Juiz Eduardo Pinheiro, a propaganda estava em desacordo com o artigo 39, parágrafos 6º e 10º, da Lei n.º 9.504/97, e foi flagrada pela equipe de fiscalização daquela Zona Eleitoral. De acordo com o relato da fiscalização, foi constatada a utilização de camisetas padronizadas, na cor vermelha, cujo conteúdo registrava "GOVERNADOR Rosalba e Juventude Gesane 33.111" e de um trio elétrico utilizado como carro de som.

Primeiramente, a coligação entrou com pedido de liminar em mandado de segurança, que foi negado pelo relator, Juiz Marco Bruno Miranda. Posteriormente, entrou com o recurso agravo regimental, alegando que comprovou que as camisetas estavam sendo utilizadas apenas por pessoas que trabalham na campanha, e não por eleitores, e que o veículo autuado como trio elétrico pela fiscalização da 3ª Zona Eleitoral não se amoldaria ao conceito atual de trio elétrico, pois seriam necessários maior potência de som e tamanho do veículo para enquadrá-lo na definição da legislação eleitoral.

Em seu voto, o juiz argumentou que não havia no processo como se inferir se as pessoas que utilizavam as camisetas objeto da fiscalização trabalhariam na organização da campanha da coligação. Além disso, ressaltou que a partir das fotografias e documentos juntados ao processo percebe-se que o veículo que teve a circulação proibida não se tratava de carro de som, mas de verdadeiro trio elétrico, abrangido, portanto, pela proibição da lei eleitoral. O voto do juiz relator foi acatado, por maioria, e o recurso foi negado, ficando mantida, assim, a decisão do juiz da 3ª ZOna Eleitoral, que determinou a proibição do uso das camisetas irregulares e do trio elétrico.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

TRE divide propaganda eleitoral no RN


O guia eleitoral que começa no dia 17 de agosto e se estende até 30 de setembro promete esquentar o clima da campanha eleitoral, especialmente para os cargos da chapa majoritária (governador e senador). A escala dos horários no rádio e na televisão somente foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após encerramento do prazo de três dias para que o PSTU recorresse ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da decisão de indeferimento de todos os candidatos devido o partido não ter informado ao TRE sobre a modificação na composição do diretório estadual.

O tempo dos três principais candidatos ao governo do estado - governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) - soma 13 minutos. O candidato Iberê Ferreira terá o maior espaço com o tempo de 6 minutos e 12 segundos. Os demais candidatos terão apenas o tempo mínimo, inferior a um minuto de exibição. O primeiro a estrear o guia será o candidato Roberto Ronconi do PTC, no dia 18. No espaço destinado ao cargo de senador, as coligações Vitória do Povo, A Força da União e Por um Rio Grande do Norte Melhor, integradas pelos três candidatos mais citados nas pesquisas de intenção de voto - José Agripino (DEM), Garibaldi Filho (PMDB) e Wilma de Faria (PSB) - somam o tempo de 9 minutos e 56 segundos. A coligação Vitória do Povo terá o maior espaço na mídia com 3 minutos e 34 segundos.

Para o cargo de senador, a coligação A Força da União que tem senador José Agripino (DEM) como candidato à reeleição é que vai estrear o horário eleitoral gratuito. Em seguida é a vez das coligações: Por um Rio Grande do Norte Melhor com o senador Garibaldi Filho (PMDB); Vitória do Povo, Wilma de Faria (PSB); Coragem pra Mudar, Sávio Hackradt (PC do B); e Mudança e Renovação, Joanilson de Paula Rego (PSDC). Os programas seguem com os candidatos dos partidos PSOL, PTC, PRTB, e PSTU. É importante lembrar que em todos os casos os candidatos aparecem em dias alternados.

Deacordo com o sorteio realizado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última sexta-feira, os programas dos candidatos à Presidência da República e os postulantes a deputado federal serão exibidos as terças, quintas e sábados.

Já os programas dos candidatos a governador, deputado estadual e senador serão veiculados as segundas, quartas e sextas-feiras. O horário definido para a televisão foram os seguintes: das 13h às 13h50 e das 20h30 às 21h20.

O tempo na propaganda eleitoral no rádio é o mesmo, entretanto a ordem de apresentação dos candidatos é outra. Tanto na televisão quanto no rádio a partir do segundo dia haverá rodízio na exibição dos programas das coligações e partidos. O horário no rádio será das 7h às 7h50 e das 13h às 13h50.



Confira os partidos e candidatos que terão mais tempo no horário eleitoral em rádio e televisão (em minutos):

Governador

PTC - Roberto Ronconi - 00´51

Coragem pra Mudar - Carlos Eduardo (PDT) - 02´03

A Força da União - Rosalba Ciarlini (DEM) - 05´46

PSTU - Simone Dutra - 00´45

Vitória do Povo - Iberê Ferreira (PSB) - 06´12

PRTB - Bartô Moreira - 00´45

PSOL - Sandro Pimentel - 00´51

PCB - Camarada Leto - 00´47

Senador

A Força da União - José Agripino Maia (DEM) - 03´20

Por um Rio Grande do Norte Melhor - Garibaldi Filho (PMDB) - 03´02

Vitória do Povo - Wilma de Faria (PSB) - 03´34

Coragem pra Mudar - Sávio Hackradt (PDT) - 01´16

Mudança e Renovação - Joanilson Rego - 01´24

PSOL - Ronaldo Gomes e Valdemar Soares - 00´36

PTC - Pastor Clóvis Costa - 00´36

PRTB - Marcônio Cruz - 00´33

PSTU - Dário Barbosa - 00´39